segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ativ4_Terezinha_Unid3
Esboço

Escola Municipal “Prof.ª Elzinha Lizardo Nunes”
Profª: Terezinha Antkievicz
Modalidade: Ensino Fundamental
Série: 5.º ano
Disciplina: Ciências - Meio Ambiente
Tema: Reciclagem Atividades de Reciclagem

Objetivos
1) Despertar maior interesse pela preservação do Meio Ambiente, tornando o assunto mais envolvente e promovendo a reflexão sobre as relações entre as conseqüências sofridas devido a não preservação.
2) Compreender que a natureza precisa de preservação e o homem é o principal agente causador de todos os problemas climáticos que estamos vivendo.
3) Incentivar os alunos à preservação do Meio Ambiente.

Metodologia
1) Apresentar aos alunos o tema e explicar a importância do mesmo. Comentar com os alunos o processo de coleta de lixo, a coleta seletiva e relação desta com o Meio Ambiente.
2) Antes de levar os alunos para o Laboratório de Informática, é fundamental esclarecer aos alunos que uma atividade, trabalho ou avaliação será feita a partir de um planejamento, onde foi escolhido o jogo de reciclagem como atividade.

Atividades
1) Leitura, pesquisa sobre preservação do Meio Ambiente, desenho, reflexão, discussão sobre o tema, produção de textos e o jogo de reciclagem.
2) Entre os aspectos que podem ser trabalhados na questão estão as condições de vida urbana, a questão do lixo industrial nas grandes cidades, lixo orgânico que pode ser reaproveitado como adubo, higiene, camada de ozônio que tem relação direta com o lixo industrial entre outras.
3) O ser humano tem grande responsabilidade em relação ao Meio Ambiente e a não preservação do mesmo pode determinar a continuidade ou não da espécie. Material Utilizado: Computador Máquina digital Caderno de desenho Lápis de cor
Ativ5_Terezinha_Unid3

Escola Municipal “Prof.ª Elzinha Lizardo Nunes”
Profª: Terezinha Antkievicz
Modalidade: Ensino Fundamental
Série: 5.º ano

Disciplina: Ciências - Meio Ambiente
Tema: Reciclagem
Atividades de Reciclagem


Objetivos

1) Despertar maior interesse pela preservação do Meio Ambiente, tornando o assunto mais envolvente e promovendo a reflexão sobre as relações entre as conseqüências sofridas devido a não preservação.
2) Compreender que a natureza precisa de preservação e o homem é o principal agente causador de todos os problemas climáticos que estamos vivendo.
3) Incentivar os alunos à preservação do Meio Ambiente.

Comentários
De modo geral, o tema é muito rico e pode ser trabalhado em outras disciplinas. O jogo de reciclagem ensina o aluno a classificação dos lixos. No momento em que está jogando o aluno participa de uma coleta seletiva on-line, onde os animais seleciona o lixo num período de tempo. Quem fizer mais rápido ganha o jogo.

Estratégias
1) Apresentar aos alunos o tema e explicar a importância do mesmo. Comentar com os alunos o processo de coleta de lixo, a coleta seletiva e relação desta com o Meio Ambiente.
2) Antes de levar os alunos para o Laboratório de Informática, é fundamental esclarecer aos alunos que uma atividade, trabalho ou avaliação será feita a partir de um planejamento, onde foi escolhido o jogo de reciclagem como atividade.

Atividades
1) Leitura, pesquisa sobre preservação do Meio Ambiente, desenho, reflexão, discussão sobre o tema, produção de textos e o jogo de reciclagem.
2) Entre os aspectos que podem ser trabalhados na questão estão as condições de vida urbana, a questão do lixo industrial nas grandes cidades, lixo orgânico que pode ser reaproveitado como adubo, higiene, camada de ozônio que tem relação direta com o lixo industrial entre outras.
3) O ser humano tem grande responsabilidade em relação ao Meio Ambiente e a não preservação do mesmo pode determinar a continuidade ou não da espécie.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ativ7_Terezinha_Unid2



PLANO DE AULA


RESULTADO DA AULA PROPOSTA

Primeiramente comentamos com os alunos que iríamos levá-los ao Laboratório de Informática para assistir uma aulas diferente, onde os mesmos poderiam ter contato com uma ferramenta muito importante - hipertextos e multimídia.
No laboratório utilizamos o data show, para apresentação do slide. Lá os alunos receberam orientações e uma aula expositiva acerca da pesquisa com hiperlinks.
No inicio os alunos ficaram curiosos e empolgados. Eu, Prof.ª Terezinha informei aos alunos que iriam ter acesso ao computador para que pudessem clicar nos hiperlink e acessar a página da web.
A forma de apresentação foi clara para todos e na sala de informática, vários alunos demonstraram interesse maior em navegar na internet, vendo o desconhecido para muitos. Esta aula facilitou a interpretação do texto, devido a quantidade de imagens e informações.

Pontos negativos

Alguns alunos não aceitarem o trabalho em grupo. E quiseram um computador somente para eles.
A lentidão do sistema também prejudicou um pouco.
E a falta de computadores para todos os alunos.
Os alunos ficaram empolgados e alguns fugiam do texto procurando outros assuntos na net.

Pontos positivos

A aula foi muito produtiva, os alunos se envolveram e compreenderam realmente a proposta, facilitando a interpretação do texto, alcançado os objetivos.
Através desta atividade abre portas para outros temas, aguçando a curiosidade dos alunos.
atividade foi muito proveitosa, pois vimos que os alunos conseguiram atingir o objetivo esperado, a aula tornou-se lúdica e atrativa. Esse tipo de atividade pode ser trabalhado em todas as séries e todas as áreas de conhecimento, basta apenas adequar à necessidade e ao conteúdo exigido.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009


Ativ11_Terezinha_unid2


Wikcionário





Estou maravilhada com esta ferramenta, nossa que facilidade nas pesquisas.
O Wikcionário é uma ferramenta muito interessante e enriquecedora, minha experiência com o dicionário virtual facilita minhas pesquisas, e melhora minha atuação pedagógica.
O mais importante dessa atividade foi perceber que na internet podemos buscar coisas novas, palavras desconhecidas e dentro de minutos temos fácil o conceito que procuramos .
Navegar pelo wikcionário é fácil e muito interessante, além de sempre estar atualizado. Sua proposta é ser mais abrangente que um dicionário comum, incluindo rimas, traduções, imagens, pronunciação em áudio, etimologias e citações.
Hoje conheci palavras que antes não tinha a menor idéia do significado, por exemplo: viveza; absorta e ávida. Com o auxilia do dicionário virtual em poucos minutos obtive o significado.
É maravilhoso este dicionário.
Ativ10_Terezinha_und2
Wikipédia


Minha experiência em conhecer melhor a história e o conceito da maior enciclopédia virtual e me cadastrar na Wikipédia foi maravilhosa, cada dia que passa aprendo uma coisa diferente, conheço histórias interesantes, fatos impressionantes que tem contribuído para meu crescimento intelectual.
A Wikipédia é a maior enciclopédia virtual do mundo. Para a maioria das pessoas que nunca tiveram acesso a Internet, hoje pode consultar livremente o que quiser na Wikipédia que é uma ferramenta capaz de nos dar informações rápidas e atuais sobre os mais diversificados assuntos, isso torna seu uso muito fácil, o aluno tem acesso a conteúdos variados e o mais importante é que ele no final pode deixar sua opinião nos comentários dos blogs – se concordam ou discordam do que está escrito sobre assuntos que realmente lhes interessam – ou deixar sua colaboração na Wikipédia, isso torna o uso dos blogs e da Wikipédia inovadores.
Com o auxilio da tecnologia e das ferramentas virtuais, o usuário terá clareza para determinar os meios de se alcançar o que se quer, principalmente tendo em vista as grandes e rápidas mudanças nas informações nos dias de hoje.